Entrevista Nuno Miguel Araújo

- Qual o teu percurso no Futsal?
Cheguei ao Futsal através do amigo Norberto Brito, Diretor Geral na altura, que me convidou para ser Diretor e treinador adjunto da equipa Sénior no mês Junho do ano de 2011, pois ele por motivos familiares e profissionais não tinha tanto tempo para exercer o cargo.

- O que te cativou para abraçares o projecto?
Como já acompanhava os Amigos, e como sou um apaixonado pela modalidade e tinha alguma experiência em orientar equipas nos Torneios de Futsal de Verão, fiquei curioso para ver como era em alta competição e abracei logo o projecto de corpo e alma.

- Como treinador o que é que te dá mais gozo?
A incerteza do resultado até ao apito final. No Futsal o resultado é incerto até ao final da partida e assim estou sempre em sintonia com os meus atletas para manterem sempre os níveis de concentração. Claro que também ver o trabalho que efetuámos durante a semana dar frutos nos jogos é gratificante.

- Quais os teus objetivos como treinador?
O meu objetivo passa por tirar o Curso de treinador Nível 1 e assim poder sentar-me no banco como treinador oficial, pois neste momento estou como delegado ao jogo. Depois disso o futuro o dirá.

- No teu ponto de vista, quais filosofias deve seguir um treinador de jovens?
Do meu ponto de vista e contrariamente ao que vejo acontecer inúmeras vezes, na formação a vitória não é o mais importante. O mais importante é a aprendizagem, a evolução pessoal e como atleta, o convívio e o carácter divertido (com regras) inerente à prática de um desporto. Obviamente que as vitórias ajudam a moralizar mas nem sempre o sucesso terá que ser meramente desportivo.

- No início da época esperavas conquistar o título de campeão distrital?
Com o leque de atletas que tinha à minha disposição e depois de uma pré-época muito bem conseguida, sabia que tinha hipóteses de conquistar este título. Mas trabalhamos sempre com humildade e o querer sempre evoluir, como continuamos a trabalhar novamente para esta nova fase.
- Que significado tem este título?
Tem um significado muito grande, foi o primeiro título deste clube que já o merecia pelo que tem feito pelo Futsal no nosso distrito. Depois pelo trabalho que os meus atletas fizeram ao longo destes seis messes, pois estão-se a adaptar do Futebol 11 para o Futsal, já que foi o primeiro ano na modalidade.

- Como defines o grupo de jogadores que comandas?
São soberbos. Tem vontade, querer, raça, união e humildade e para mim são esses os valores que um grupo tem de ter.

- Quais as tuas aspirações/ambições para a próxima época?
Para a próxima época vamos participar no Campeonato de Juniores devido a uma parte dos nossos atletas já o ser no próximo ano. Vai ser um Campeonato muito mais competitivo onde os nossos objetivos passam pelo jogo a jogo pois o mais importante é a aprendizagem para depois os nossos jogadores alcançarem a equipa Sénior.
Mas como esta época temos o privilégio de participar na Taça Nacional vamos tentar desfrutar ao máximo da prova que nos vai dar uma grande aprendizagem para a próxima época.

- Algo quer queiras acrescentar
Queria deixar alguns agradecimentos. Em primeiro lugar, queria agradecer-te o convite que me fizeste e a oportunidade que me deste em poder partilhar as minhas opiniões. Muito obrigado! Também felicitar este magnifico trabalho que elaboras em prol da nossa Associação.
Queria também agradecer a todas as pessoas que me felicitaram por este título e que sempre acreditaram em nós. Muito obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário